Páginas

terça-feira, 24 de março de 2015

Contribuindo com projetos Open Source

Como disse no post anterior, daqui pra frente serei um novo homem começarei a ajudar a comunidade como eu posso (pois fiquei parado por um tempo :/).

E pra isso comecei a participar o GruPy-SP um pessoal muito bacana que assim como eu são apaixonados por Python. No último GruPy rolou uma palestra que me interessou muito "Projetos Open Source, como colaborar?", os slides estão disponíveis aqui.

Após assistir essa palestra atormentei bastante o @danilobellini para publicar a mesma em algum canto pois iria usá-la para meu estudo próprio, e foi o que aconteceu, comecei a contribuir com um projeto \o/. A algum tempo estou desenvolvendo um projeto para um cliente da empresa que trabalho, este projeto é baseado em Puppet e conversa com uma API do Puppet chamada PuppetDB. Encontrei no GitHub um projeto que me ajudou bastante (como fonte de consulta) para desenvolver o que a gente queria aqui, o projeto é o Puppetboard. Este projeto é bem simples, ele faz uma dashboard (creio que por isso se chame Puppetboard) das atividades do Puppet consumindo dados do PuppetDB, quem se interessar em contribuir da uma pesquisada por lá o que os caras precisam no Issue do projeto, foi o que eu fiz no meu primeiro Pull Request.

O segredo para contribuir com um projeto (nesse meu pequeno tempo como contribuidor) é não ter medo de errar, o medo é bastante impeditivo, o segredo para o sucesso para se contribuir com algo no GitHub está aqui:

https://guides.github.com/introduction/flow/ 
https://guides.github.com/activities/contributing-to-open-source/#contributing
https://guides.github.com/activities/forking/

Dou um certo destaque ao 3º link, o forking, onde a equipe do GitHub colocou um projeto para teste onde você consegue entender todo o fluxo da contribuição de qualquer projeto hospedado no GitHub.

Caso alguém tenha dúvidas, medo, receio, ou outra porra qualquer pode me perguntar como é o processo que eu terei prazer em passar este conhecimento a outras pessoas!!

;)

Nenhum comentário: